Porto. Portugal

   
 

Somos uma banda de música folk do Porto e buscamos inspiração na música tradicional, não só da Portuguesa mas de outras culturas que vão desde a Escandinávia ao Mediterrâneo. Genericamente enquadramo-nos na folk ibérica de raiz Celta, mas na corrente mais próxima da música moderna, resultado das diferentes influências de cada um dos elementos da banda.
Tudo começou, quando em meados de 99, Ricardo Lopes e Filipa Santos, que então se entregavam a um projecto de música folk
intitulado "Gwenffyr", convidaram Pedro Viana para uma nova formação integralmente acústica na origem. Chamaram-na Mandrágora. Estabelecidas que estavam as linhas orientadoras do projecto, a banda entrou para o MW Estúdios já em Janeiro de 2000. O resultado foi uma maqueta: " Presença", que lhes valeu o 2º lugar nos "Prémios Maqueta 99", uma iniciativa da " Deixe de ser duro de ouvido" que integrava pela primeira vez a categoria de "Música Tradicional".
Os vencedores foram os Galandum Galundaina. Em Abril, Luis Martinho é convidado a juntar-se aos Mandrágora para tocar baixo eléctrico. Em Junho seria a vez de Nuno Silva ser convidado, para tocar guitarra folk 12 cordas e percussões. No dia 28 de Setembro de 2001, Sophie Kalsz entra para tocar acordeão e voz completando a actual formação:

Ricardo Lopes toca: Flauta soprano, tenor;
whistle, gaita galega, adufe, djembés, darbuka, pandeireta, bilha e bombo.
Filipa Santos toca: Flauta soprano, sopranino, gaita galega e pandeiro e voz.
Pedro Viana toca: Guitarra clássica e baixo eléctrico.
Luis Martinho toca: Baixo eléctrico, guitarra clássica e djembé.
Nuno Silva toca: Percussões e guitarra folk 12 cordas.
Sophie Kalsz toca: Acordeão e voz.

Em 5 de Agosto de 2000 tocamos na " Taberna dos Celtas " integrada no 1 Festival Interceltico de Sendim realizado nas terras de Miranda. No dia 28 de Julho de 2001 participamos no 2º concurso de musica folk " Cuarto de los Valles" realizado, por sua vez, em Navelgas nas Asturias, onde obtivemos um 4º lugar na classificação final. Por terras Lusas actuamos no Folkontest em Grandola, ficando em 2º lugar.

 

 
 Contactos:
  http://mandragora.do.sapo.pt

A casa do coto  -  listado de grupos  -  programación cultural  -  enlaces

© A Casa do Coto, S.L. 2005. Reservados Todos los derechos.